quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pilates uma alternativa para tratar e previnir a Incontinencia Urinária



O assunto ainda é tabu e não é facil assumir o problema. Necessidade de ir ao banheiro imediatamente, perde de urina durante o sono ou depois de algum esforço como tossir ou pegar peso, não perceber que a bexiga está cheia são situações mais comuns do que se imagina, experimentada por 15 a 30% das pessoas acima de 60 anos. Além de remédios e intervenções cirurgicas convecionais, o pilates pode ser uma alternativa de tratamento e prevenção a incontinencia urinaria ao trabalhar e fortalecer a musculatura pélvica o que favorece um maior controle sobre o fluxo da urina.
No Canto do Corpo, Rio de Janeiro, os alunos tem a chance de, na aula de pilates, trabalhar mais as regiões de abdomen e pélvica, especialmente o períneo ( área entre o anus e a uretra). Segundo a Fisioterapeuta Renata Maciel, o principal objetivo é ativar e fortalecer o assoalho pelvico que faz o controle dos esfincteres.
- Pode-se ter excenlentes resultados quando se utilizam exercicios especificos para musculatura do assoalho pélvico, adquirindo maior controle da urina. Essa musculatura tem um grande enfoque dentro do pilates, junto com a musculatura profunda do abdomen e o diafragama, formando nosso centro de força e estabilidade- explica a Fisioterapeuta.
Embora atinja todas as idades e ambos os sexos, as mulheres estão mais suscetíveis a doença, apresentando uma probabilidade 2 vezes mais de desenvolve-la. Entre pessoas acima de 70 de anos, 50% das mulheres já tiveram algum episódio de Incontinencia Urinária. A musculatura mais forte, a uretra mais longa e a pressença da prostata contribuem para índices mais baixos entre os homens.
- É complicado saber o número exato de pessoas que tem a doença, pois uma das caracteristicas é a vergonha de se procurar um tratamento. As pessoas também se conformam com o problema, por acharem que é mal comun da velhice e que, portanto, deve-se aprender a conviver com ele. É importante frisar que a Incontinencia é uma perda na qualidade de vida e que ela pode ter curar- diz Renata.
A perda de urina pode ocorrer após pequenos esforços com o abdomen como tossir, espirrar, correr, rir,pegar peso, levantar ou até mesmo andar. Neste caso a disfunção é chamado de Incontinencia Urinária de Esforço. Uma outra condição, chamada de Incontinencia Urinária de Urgencia, se manifesta quando a bexiga está hiperativa, ou seja, apresenta contrações involuntarias, o que leva a incomoda situação de não se conseguir chegar ao banheiro a tempo.
As causas são as mais variadas: pode ser consequencia de um pós operatório, de uma infecção urinária ou doenças envolvendo nervos e musculos como a esclorese múltipla, distrofia muscular, poliomelite e acidente vascular cerebral- ou até mesmo pela prisão de ventre. Pode ainda ser efeito colateral de medicamentos ou pela fraqueza de certos musculos da região pélvica, hiperatividade do musculo da bexiga, problemas congenitos, aumento da prostata, lesões da coluna espinhal. Não é raro haver a associação destes fatores.
Fonte: O Globo
Lembrando que é necessário uma avaliação uroginecologica por profissional Fisioterapeuta especializado em Saude da Mulher ou em Uroginecologia, pois há casos em que o pilates é um tratamento complementar, sendo necessario o uso de eletroestimulação para conscientização da contração correta do períneo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário